Benefícios do Cacau Bahia

Criar uma Loja Virtual Grátis
Benefícios do Cacau Bahia

Cacau: considerada a bebida dos deuses, é também um superalimento e era prescrito como remédio.

Você sabia que o cacau Bahia é um superalimento poderoso e cheio de benefícios?

Superalimentos são geralmente classificados como aqueles ricos em antioxidantes – compostos que impedem a oxidação e podem impedir que as células saudáveis sejam danificadas. São também aqueles naturalmente perfeitos e que sustentam a saúde, o crescimento e a manutenção do seu corpo.

Os benefícios do cacau Bahia são fantásticos: eles podem melhorar sua memória, felicidade, reduzir doenças cardíacas, eliminar gordura, aumentar a imunidade, além de ser uma excelente fonte de energia.

Isso porque ele é o alimento que contém a maior quantidade de magnésio entre todos os alimentos. O magnésio é um dos mais importantes minerais alcalinos, pois ele equilibra a química do cérebro, ajuda na construção óssea, é associado com o aumento da felicidade, garante uma ótima noite de sono como bons sonhos, auxilia no funcionamento do coração e no sistema digestivo.

Além disso, é o único alimento que contém uma substancia chamada Anandamida, que é a endorfina fabricada naturalmente pelo nosso corpo após o exercício físico. É derivada da palavra Ananda, que em sânscrito quer dizer “estado de felicidade perfeita”, ou “the bliss chemical”. Por essa razão, o cacau é a nova onda entre os que querem curtir festas eletrônicas. 

O cacau Bahia tem alta concentração de ferro e cromo, que ajudam, respectivamente, no funcionamento do coração e a manter os níveis de açúcar no sangue. Além disso, ele contém a maior concentração de antioxidantes que qualquer outro alimento, incluindo vinho tinto, açaí, entre outros.

Outra substancia importante que contem em abundância no cacau Bahia é a Feniletilamina, que é a substancia que produzimos naturalmente quando nos apaixonamos, além de ajudar na concentração e foco.

O cacau era considerado a bebida dos deuses, pelos povos incas, maias e astecas. Em suas receitas, mistura-se o cacau, com uma pitada de pimenta cayenna, rapadura e água.

Cacau Bahia (fermentado naturalmente) e chocolate processado vendidos em barras são dois alimentos completamente diferentes.  

Segundo a nutricionista Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia em Brasília, o cacau tem nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio. O consumo ajuda a aumentar a produção de endorfina e de serotonina, que são neurotransmissores relacionados ao bom humor.

A especialista afirma que o cacau auxilia ainda na saúde cardiovascular e reduz a pressão arterial. “Muitos estudos têm demonstrado que o consumo do cacau melhora a função plaquetária, o que diminui o risco de infarto ao contribuir para a vasodilatação”, aponta. O cacau está associado também à diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e ao aumento dos níveis do bom colesterol (HDL).

Não adianta, no entanto, comer chocolate achando que está fazendo bem ao organismo. Os benefícios estão presentes na fruta e não no chocolate - pobre em cacau, rico em açúcar -. O chocolate tem que possuir uma concentração muito grande de cacau para obter o efeito esperado. Por isso a importância de consumir a amêndoa pura como no início.

BENEFÍCIO ATÉ A TERCEIRA IDADE

Os efeitos de longo prazo de uma dieta rica em cacau foram investigados com maior ênfase em idosos.As pesquisas apontaram que fatores cognitivos como atençãovelocidade de processamento de informações, memória de trabalho e fluência verbal melhoraram significativamente em idosos que consumiam cacau todos os dias. Os efeitos positivos foram ainda mais pronunciados em indivíduos que começavam a mostrar sinais de declínio cognitivo, como pequenos problemas de memória. Para as autoras principais do estudo, as pesquisadoras Valentina Socci e Michele Ferrara, do Departamento de Ciências Clínicas Aplicadas e Biotecnológicas da Universidade de L'Aquila, esse resultado foi o mais inesperado – e, também, o mais promissor. “Esse efeito indica que os flavonoides do cacau têm potencial para serem utilizados como neuroprotetores em populações vulneráveis, por melhorarem a performance cognitiva”, escreveram as pesquisadoras.

“Se você olhar para os mecanismos por trás desses efeitos, verá que os flavonoides do cacau têm efeitos benéficos para a saúde cardiovascular e podem aumentar o volume de sangue em regiões do cérebro como o giro denteado do hipocampo”, explicam. “Essa estrutura é particularmente afetada pelo envelhecimento e, portanto, pode ser a fonte em potencial daquele declínio cognitivo, em termos de memória, que ocorre naturalmente com a idade”.